Durante mais de 20 anos vivenciei a experiência de trabalhar com fotografia de formatura.
Apesar de amar e me dedicar todos os dias a pesquisar novos produtos, criar novas poses, comprar melhores equipamentos, investir em tecnologia, treinar e manter uma equipe que chegou a 20 pessoas apenas realizando pós produção, e ainda terceirizando parte, mesmo assim, sofria com o retrabalho ou atraso…
Enfim, toda temporada era a mesma coisa: fotógrafos que não haviam performado, atraso na separação das fotos, demora nas transferências de arquivos, HD corrompido, estresse da equipe…
Sem contar as cobranças do comercial e do financeiro, pois sabemos que processo demorado significa menos dinheiro no caixa. No final o cliente adorava o resultado, mas a jornada era sofrida.
E foi no auge da pandemia com mais de 80 HDs e dois servidores dentro de casa é que percebemos o quanto a operação fotográfica era cara, anacrônica e dependente de pessoas.
Hoje com a Isohub o trabalho de separação que levava dias ou até semanas leva minutos, com 99% de assertividade.
A edição de imagem lenta e nem sempre qualificada, hoje está rápida e padronizada. E os layouts dentro dos padrões estabelecidos e entregue em poucos dias.
Mas a cura da minha maior dor foi: me libertar dos “benditos” HDs e servidores lentos, ou rápidos e caros.
Hoje tenho todos os clientes da vida separados, catalogados em total segurança e rapidez de download.
Se um cliente que se formou em 2012 quiser adquirir seu álbum e seu link hoje, não terei nenhum problema com HD corrompido ou demora na produção.
Apesar de ser bastante analógica, sem tecnologia não há crescimento, isto é um fato.
Fotógrafa, especialista em Fotografia de Formatura, Mentora, Curadora de Imagem, diretora de Imagem Studio AQuatro Formaturas, @studioaquatro hoje Co-founder Isohub.
Desconectada, mas que ama tecnologia quando esta resolve sua dor.