O Family Day entrou na minha vida em 2011, em Recife, com uma turma de Medicina da UPE. Tudo começou quando o Fernando Saldanha veio com essa ideia que, inicialmente, parecia bem maluca.
As emoções foram muitas. Era uma turma de 75 pessoas e cada uma delas levaria os pais e os irmãos para fotografar no dia do convite. E mais: tudo em um único dia. Isso porque a agenda estava lotada e não havia qualquer possibilidade de remanejamento.
Eu, que sempre trabalhei sozinha, lidei com sentimentos como exaustão e nervosismo. Mas a verdade é que apesar do cansaço, cada segundo desta experiência foi extraordinário. Ver de perto os pais se emocionando com os filhos vestindo as becas e os jalecos com seus nomes de doutores foi algo impossível de descrever.
A verdade é que eu não imaginava que aquele poderia ser um momento tão importante. Mas foi vivendo a intensidade de cada clique que percebi o quanto era necessário registrar os instantes daquelas famílias.
E depois do ensaio?
A minha surpresa não acabou por aí. Nos dias seguintes, enquanto eu fotografava outras turmas, os pais do Family Day ligavam no hotel para agendar um horário e comprar as fotos. Sabe o que é incrível? Talvez essa tenha sido uma das maiores vendas de álbum da nossa história.
Todo esse retorno positivo me fez pensar: os sentimentos presentes naquele dia foram além da emoção do momento. Aquela atmosfera rendeu uma conexão pura e verdadeira entre as famílias e eu, entre os pais e os filhos. E quando eles tiveram a oportunidade de ver os convites e álbuns de outras turmas, constataram que não se tratava de apenas um ensaio. Era o ensaio.
Ah, sabe por que eu falei sobre conexão? Meses depois, na semana dos eventos, os pais me chamavam pelo nome e me apresentavam aos amigos. Foi uma troca autêntica que jamais esquecerei e que, na sequência, me inspirou a fazer dezenas de outros Family Days.
O fato é que nem sempre era possível conciliar as datas e os horários de todas as turmas, mas, mesmo assim, fazíamos de tudo para realizar os agendamentos completos.
Os novos ensaios me levaram a duas conclusões importantes:
#1
O objetivo de um Family Day vai muito além de vender um álbum, considerando que a venda conquistada é uma consequência de todo um processo realizado com muita entrega e dedicação.
#2
A chave para estabelecer confiança está no primeiro contato entre a equipe, pais e formandos. Isso porque é nesse momento que os fotografados conhecem as pessoas que vão registrar essa parte tão importante e inesquecível de suas histórias.
Com vários ensaios na bagagem, reuni dicas preciosas para realizar um circuito de fotos de Family Day com mais agilidade. Vem comigo.
13 dicas práticas para otimizar ensaios com famílias:
– Sugira datas para a comissão de formatura, com os mais diversos horários.
– Regra da vida: alinhamento prévio é fun-da-men-tal. É sempre uma boa pedida perguntar qual é a quantidade de pessoas e quais são as expectativas de tempo.
– Elabore um comunicado gentil com orientações para as famílias sobre as roupas, incluindo algumas imagens de outros Family Days para que cada pessoa obtenha referência.
– O Local escolhido deve ser agradável, estabeleça um número máximo de convidados sabendo que este número pode ser ultrapassado em até 20%. Também é possível optar por liberdade geral de horários, desde que haja espaço físico confortável para quem estiver aguardando
– Escale no mínimo 3 fotógrafos em 3 pontos de fotos diferentes. Os fotógrafos escalados precisam ser gentis, animados e atenciosos. Ah, um detalhe importante: por serem mais cansativos do que os eventos oficiais, os Family Days precisam de cachês diferenciados.
– Cada fotógrafo deve produzir um material diferente, baseada em uma orientação prévia e em um combinado sobre a quantidade de cliques.
– Estamos falando de um evento. Por conta disso, é essencial escalar uma equipe de apoio responsável pela verificação dos banheiros, oferecimento de água e lanches e outras funções determinantes para o bom andamento do ensaio.
– Providencie uma ou mais televisões para transmitir vídeos e fotos que foram destaques nas suas produções. É neste momento que muitos familiares vão visualizar um evento de formatura, considerando que muitos deles podem nunca ter participado de uma.
– Durante o circuito, faça de tudo para que todos os envolvidos se sintam à vontade e bem acolhidos. Cuidado na dose certa, sem bajulação.
– Saiba que o final da sessão normalmente é um momento feliz e de um certo alívio. Isso porque algumas pessoas sentem tensão na hora de posar para as fotos.
– Prepare bem sua equipe comercial. Com muita gentileza e simpatia, ela precisa estar afinada para demonstrar os produtos que podem ser adquiridos e acompanhadas por um bom portfólio.
– Disponibilize a escolha das fotos imediatamente, isto causa um impacto positivo além de aumentar a venda de álbuns ou pacotes fotográficos. A Isohub possibilita você subir as fotos e separá-las em apenas alguns minutos nas galerias dos formandos. O que é um enorme facilitador.
– Durante as semanas que sucedem o evento você pode fazer campanhas com as imagens selecionando algumas fotos das galerias para Degustação. O formando visualiza apenas algumas imagens que irá aguçar a curiosidade e o desejo pela compra de forma natural.
Geralmente a venda é certa. E isso acontece não somente pela emoção, mas também porque os fotografados já perceberam o valor inestimável daquele momento.
Bastante informação, certo? Mas acredite: com muita calma e dedicação é possível pensar em cada detalhe para fazer o evento ser um verdadeiro sucesso.
Fotógrafa, especialista em Fotografia de Formatura, Mentora, Curadora de Imagem, diretora de Imagem Studio AQuatro Formaturas, @studioaquatro hoje Co-founder Isohub.
Desconectada, mas que ama tecnologia quando esta resolve sua dor.