Verdade seja dita: portfólio é mais do que uma ferramenta. É uma ferramenta essencial. Isso porque além de conter a seleção dos melhores trabalhos de uma empresa ou de um profissional, é o instrumento ideal para gerar vendas antecipadas.
Um bom Portfolio não vende apenas álbuns. Ele desperta o desejo de participar dos eventos, sendo em muitos casos a virada de chave que o formando precisava para tomar uma decisão. Quando ele vê um vídeo atraente e boas fotos, sente-se motivado a viver os bons momentos de uma formatura.
Em minha trajetória, foram muitos os eventos e os álbuns já vendidos a partir de uma apresentação de portfólio. É incrível o poder que as imagens têm nas pessoas.
Mas precisamos falar sobre ela:
A referência.
Fato: as redes sociais estão aí para divulgar de tudo, especialmente fotografias. Como são muitos os registros de todos os lados, as pessoas se tornaram mais exigentes e repletas de referências.
O nosso papel como profissionais e como empresas é de continuar inovando e reinventando todos os dias. Afinal, não existe mais a possibilidade de vender um produto se o cliente considerar suas próprias referências melhores.
É preciso subir a régua na hora de montar o portfólio e causar aquela boa e conhecida sensação de: uau. E aí, quer algumas sugestões pra dar um up no seu material? Vem comigo.
Dicas essenciais para um portfólio interessante:
– Você sabe: empresa de fotografia precisa mostrar fotografia. Ou melhor, as suas próprias fotografias. Digo isso porque ao longo do caminho já encontrei muitas empresas exibindo fotos de banco de imagens e de outros profissionais que nunca fizeram parte de sua equipe. Eu mesma já tive vários portfólios físicos e digitais furtados e que estão sendo apresentados em muitos lugares.
– Foto não tem prazo de validade. Porém, o portfólio de uma empresa não se trata apenas daquelas 20 fotos que foram colocadas há tempos em um álbum na recepção. É preciso pensar na experiência do cliente que já visitou o seu espaço algumas vezes e que, ao fazer uma nova visita, gostaria de ver algo inédito.
– Sua empresa pode ser o cenário das suas melhores fotos. A dica é espalhar registros que você considera especiais em todos os setores (eu já coloquei até no banheiro!). Isso fará com que toda sua equipe respire e compreenda a alma do seu negócio.
Ok. Mas e, na prática? Como fazer uma apresentação impressionante? Chega mais.
A apresentação de fotos perfeita em 3, 2, 1.
– Escolha 20 fotos para a apresentação e faça com que elas interajam naturalmente. Dessa forma, as pessoas passam a ter uma lembrança boa em relação ao seu material, já que esta é a sensação agradável que o cérebro vai receber.
– No meio do bate-papo deixe as imagens aleatórias na televisão e alguns álbuns sobre a mesa para que os clientes acessem livremente.
– Escolha 50 fotos de 2 ou 3 formaturas de cada temporada e monte um álbum. Mas atenção: precisa ser um álbum “uau”. Depois de finalizado, deixe em lugares estratégicos como salas de reuniões.
– Produza slides de pré-eventos, jogos e festas e deixe em destaque nas televisões espalhadas pela empresa. Sabe como é: todos os lugares podem ser pontes para conquistar o coração dos seus clientes.
– E tudo isso sempre levando em consideração que as fotos escolhidas precisam ser aquelas que causam orgulho em você.
– E se você ainda não tem tantos eventos na bagagem? Tudo certo. Minha sugestão é escolher um evento e realmente investir. Contrate ótimos profissionais de todas as áreas, pois eles terão um olhar descondicionado e irão perceber reações e momentos que, em muitos casos, passam despercebidos pela equipe que já está muito acostumada.
– Ah, um detalhe importante: se você optar por trazer profissionais de outras áreas, precisa garantir que parte da sua equipe será responsável pelas fotos tradicionais.
– Sabemos que na maioria das vezes as empresas tem excelentes imagens mas quase sempre espalhadas em vários lugares, Dropbox, HDs, drive, enfim… o que acaba dificultando que as imagens sejam acessadas rapidamente. Por isto é muito bom você já ter tudo organizado em um único lugar.
Na Isohub basta você criar uma galeria para e favoritar as fotos que mais gosta, e em algumas horas após a realização dos eventos suas melhores imagens já estarão disponíveis para que você arrase no seu portfólio.
Prontinho. Tenho certeza que ao seguir essas dicas você terá em mãos um ótimo material para usar nas suas apresentações e surpreender seus clientes.
Andrea Mayer
Fotógrafa, especialista em Fotografia de Formatura, Mentora, Curadora de Imagem, diretora de Imagem Studio AQuatro Formaturas, @studioaquatro hoje Co-founder Isohub.
Desconectada, mas que ama tecnologia quando esta resolve sua dor.